logo
V CONGRESSO BRASILEIRO
IV CONGRESSO IBEROAMERICANO
IV CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE PSICOLOGIA DA SAÚDE
“Psicologia da Saúde: Os desafios da formação na perspectiva da integralidade”
CERTIFICADOS ANAIS DO EVENTO

SOBRE NÓS

O V Congresso Brasileiro de Psicologia da Saúde e IV Congresso Iberoamericano e Lusobrasileiro de Psicologia da Saúde, organizado pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC e pelo grupo de professores pesquisadores, filiados à Associação Brasileira de Psicologia da Saúde, tem como objetivo divulgar os trabalhos acadêmicos relacionados ao tema, proporcionando um intercâmbio entre as várias áreas de conhecimento e entre profissionais e estudantes de graduação e de pós-graduação vinculados às universidades de todo o Brasil.

A Associação Brasileira de Psicologia da Saúde, atualmente sob a direção do Professor Dr. Manuel Morgado Rezende, é constituída por pesquisadores de várias instituições brasileiras, vinculados a programas de pós-graduação, que desenvolvem e orientam estudos na temática da psicologia da saúde, coordenando núcleos de pesquisa (ver http://www.abpsa.com.br/associados).

A Associação Brasileira de Psicologia da Saúde foi fundada em novembro de 2006, junto ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Metodista de São Paulo e, desde então, tem representação na organização e participação de eventos nacionais e internacionais, como as Mostras de Psicologia da Saúde, o III Congresso Iberoamericano de Psicologia da Saúde e III Congresso Luso-brasileiro de Psicologia da Saúde. O objetivo maior do grupo é compartilhar e fazer avançar as principais questões conceituais, empíricas e metodológicas pertinentes ao desenvolvimento do conhecimento e à formação de pesquisadores na temática da interseção entre Psicologia e Saúde em nosso país.

Em 2007, ocorreu o I Congresso Brasileiro de Psicologia da Saúde, na Universidade Metodista de São Paulo, com o tema “Saúde e Ciclo de Vida”. Entre 19 e 21 de agosto de 2010, o II Congresso Brasileiro de Psicologia da Saúde ocorreu na Universidade Federal de Uberlândia, com o tema “Qualidade de Vida e Bem-Estar”. O III Congresso Brasileiro de Psicologia da Saúde, na parceria entre a Universidade Federal de Santa Maria e a Associação Brasileira de Psicologia da Saúde, realizou-se nos dias 28, 29 e 30 de junho de 2012. O tema “Trabalhos integrados em Saúde: Desafios e Perspectivas” foi proposto a partir do reconhecimento que o trabalho em saúde demanda diferentes tipos de saberes. O IV Congresso Brasileiro de Psicologia da Saúde ocorreu na cidade de Taubaté e foi organizado em parceria com a UNITAU (Universidade de Taubaté), de 31/07 à 02/08/2014. Teve como tema “Psicologia, Saúde e Políticas Públicas”, proporcionando um intercâmbio entre as várias áreas de conhecimento e entre profissionais e estudantes de graduação e de pós-graduação de todo o Brasil.

O V CONGRESSO BRASILEIRO DE PSICOLOGIA DA SAÚDE, IV CONGRESSO IBEROAMERICANO E IV LUSOBRASILEIRO DE PSICOLOGIA DA SAÚDE, reunirão trabalhos sobre o tema Psicologia da saúde: Os desafios da formação na perspectiva da integralidade. Os trabalhos serão organizados nas seguintes modalidades de apresentação: Conferências, Mesas-Redondas, Grupos de Trabalhos e Sessão de Pôsteres.

 

 

Realização
Apoio